quinta-feira, 3 de maio de 2012

MIT e Harvard fazem parceria e criam plataforma de cursos online, com testes e certificado

A Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), renomadas instituições de ensino dos EUA, anunciaram nesta semana uma parceria para oferecer versões online das aulas de seus cursos da graduação em uma plataforma tecnológica chamada EdX.

Não é de hoje que renomadas universidades norte-americanas oferecem cursos online gratuitos sobre diversos assuntos. Tanto Harvard quanto o MIT já ofereciam vídeos com aulas sobre diversos assuntos. A diferença é que a EdX incluirá, além dos vídeos, testes online, tira-dúvidas em tempo real, ranking de perguntas e respostas dos estudantes e laboratórios web colaborativos.

Esse novo serviço foi desenvolvido com base na plataforma online já existente para oferecer os cursos do MIT, a MITx, anunciada em dezembro de 2011.
Seu primeiro curso, de Circuitos e Eletrônica, começou em março e registrou cerca de 120 mil alunos. Aqueles que concluírem o curso receberão um certificado de domínio e de um grau, mas sem crédito oficial.

Da mesma forma, cursos de EDX irá oferecer um certificado, mas vai levar nenhum crédito. Serão oferecidos cursos não apenas de engenharia mas também de humanidades.
A união das duas universidades foi feita no formato de uma “joint venture sem fins lucrativos”. Em seu material de comunicação, a EdX ressalta que as aulas online nunca poderão substituir o modelo tradicional de educação superior, mas que podem melhorar e acrescentar experiências diferentes de ensino e aprendizado em ambas as universidades.
Clique aqui para ler a notícia completa no site da UOL Educação.

Fonte: http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário