sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conheça 24 aplicativos gratuitos que podem ajudar nos estudos e pesquisas

13/04/2011
Reunimos os melhores aplicativos gratuitos que prometem ajudar você na hora de estudar, compartilhar documentos e pesquisar. Confira a lista!


Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
No Google Docs é possível guardar, dividir e editar documentos online
O BibMe permite que os estudantes citem fontes e criem bibliografias em um minuto
Nos dias de hoje só paga por tecnologia quem quer. A Universia Brasil, a maior rede Iberoamericana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu 24 aplicativos gratuitos e programas de computador úteis para criar e compartilhar documentos, pesquisar, escrever e estudar:

» Para criar documentos
Zoho Office - A ferramenta é colaborativa e inclui acesso a e-mail gratuito, Word, planilhas e um sistema para criar apresentações.
OpenOffice - Esse sistema tem as mesmas funções do Microsoft Office, mas é gratuito.
Adobe Buzzword - Esse produto da Adobe é um processador online que funciona como um desktop. É ótimo para estudantes que escrevem reportagens e papéis acadêmicos.
Google Docs - Nele é possível guardar, dividir e editar documentos online, mas é preciso ter uma conta no Google para acessá-lo.
Primo Online - O sistema permite que os usuários criem arquivos PDF de graça. Ele consegue transformar qualquer documento nesse tipo de arquivo.
» Para pesquisa e escrita
Schoolr - Esse mecanismo de busca é rápido e voltado para os estudos, pois capta em seus resultados documentos acadêmicos sobre o assunto desejado.
Diigo - A ferramenta é excelente para fazer pesquisas. Ele permite que você destaque as coisas mais importantes de cada página e faça anotações nela. O melhor é que qualquer pessoa pode ter acesso ao que você escreveu.
Ajax-Spell - Esse corretor ortográfico faz com que os estudantes possam corrigir eventuais erros de escrita.
WordWeb - Desenhado para usuários do Windows, esse dicionário online também pode ser usado para buscar outras informações na rede. Com ele instalado a partir do momento que o mouse passa em alguma palavra ele dá informações como pronúncia e sinônimos.
BibMe - Esse sistema permite que os estudantes citem fontes e criem bibliografias em um minuto. Ele monta de acordo com o modelo selecionado.
» Para armazenar e colaborar
ADrive- Esse sistema oferece mais de 50 GB de espaço e é um dos melhores locais para guardar seus arquivos online. Os arquivos podem ser editados e compartilhados com qualquer pessoa que tenha acesso a internet.
4 Shared - O site oferece 5 GB de espaço para os usuários registrados na conta gratuita. É possível colocar na plataforma músicas, vídeos, fotos e outros arquivos.
ZenBe- Esse sistema faz com que não seja mais preciso emails longos, pois oferece um espaço para bate-papo e colaboração online de seus usuários.
Scriblink - O site consiste em uma lousa em branco, em que as pessoas podem ir colaborando umas com as outras online. É possível também conversar, salvar e imprimir o que foi criado.
Mikogo - Essa ferramenta compartilha telas e permite que a colaboração de pessoas que não estão sentadas na mesma sala seja eficaz. Pode se usado com até 10 pessoas ao mesmo tempo.
» Para ajudar nos estudos
Mindpicnic - O site conta com cursos online e materiais para estudo gratuitamente.
VerbaLearn - Um ótimo lugar para quem quer treinar e praticar vocabulários em inglês. Estudantes que estão se preparando para exames em que a matéria será cobrada podem melhorar o vocabulário.
Livemocha - Não é mais preciso gastar com cursos, livros e CDs para aprender uma nova língua. Essa rede social pretende que as pessoas possam aprender umas com as outras linguagens diferentes.
ProProfs - O site permite que os alunos façam testes online sobre qualquer matéria de maneira fácil e divertida.
Flashcard Exchange - Quem gosta de estudar por fichas pode criar, imprimir e dividir com outros colegas o que tiver escrito nessa base de dados. No total há mais de 400 mil estudantes que cadastram seus estudos na plataforma.
» Outras ferramentas tecnológicas também úteis
AVG Free - O programa de antivírus mais confiável protege também contra spyware para usuários do Windows. É fácil de instalar e é usado por mais de 80 milhões de pessoas no mundo todo.
Soshiku - O programa foi desenvolvido especialmente para estudantes aprenderem a usar seu tempo da melhor maneira. O sistema manda até notificações sobre as tarefas que precisam ser feitas.
Creative Pro Office - Essa ferramenta é voltada para o desenvolvimento de projetos, mas também pode ser aplicada para organizar um trabalho de conclusão de curso em que o grupo precise acompanhar tudo o que está sendo feito.
Mojo - Esse sistema serve para ouvir e compartilhar músicas online, bem como gravação de alguma aula interessante.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação e compartilhamento. As dicas são excelentes! :-)

    ResponderExcluir